domingo, 10 de julho de 2011

Transformação XR 200 em CRF 230 - Parte 2

Fiquei um pouco enrolado para dedicar um tempo aqui no blog para postar a conclusão da transformação da minha XR em uma CRF 230 (ou parecida com ela). Mas agora, com esse tempinho de sobra, e motivado por alguns leitores anônimos do blog, vou dar essa continuidade.

O início dessa transformação se encontra nesse mesmo blog, nos artigos do mês de maio de 2011. Para que ainda não viu, confira antes de ver esse artigo.

Ainda falta alguns detalhes, mas o kit (a roupa) já foi instalado.
E é claro, quero aqui expressar meus agradecimentos ao amigo trilheiro Mario, que forneceu as ferramentas e sua grande ajuda na adaptação. Sem suas habilidades adquiridas geneticamente do seu progenitor e suas ferramentas, talvez meu kit não ficasse tão bem instalado.

Bem, veja abaixo os detalhes da instalação da roupa.

Em primeiro lugar, preparei o tanque. As aletas devem ser fixadas com os parafusos que já vem com o kit. Não tive problemas com isso. Porém é necessário que os parafusos sejam fixados corretamente. Se eles entrarem tortos pode ser que ele fure o tanque. Mas sem stress. Como disse, coisa simples de fazer.
Junto com o tanque também vem duas chapinhas que também devem ser fixadas nele. E com abraçadeiras plásticas, a ponta das aletas são fixadas nessas chapinhas.
O registro de combustível da XR possui rosca diferente da rosca do novo tanque. É necessário um registro novo.
Para fixar o tanque no quadro é necessário um suporte de fixação, composto por uma estrutura metálica, onde é fixado no tanque por dois parafusos, e um outro conjunto de fixação de adaptação para XR200, composto por parafusos, arruelas, bucha, espaçador e uma estrutura metálica. Esse conjunto de adaptação é que junta o conjunto de fixação do tanque com o quadro. Eu adquiri esses conjuntos na loja online da Gilli, a fabricante do tanque.
Com certeza isso pode ser feito com outros recursos, mas eu resolvi comprar isso.
Bem, na hora que fui fixar o tanque, uma estrutura do quadro onde é posicionado a buzina impediu isso. Como não uso buzina nas trilhas, peguei uma lixadeira e tirei essa estrutura. Posicionei o tanque sobre o quadro e fixei-o





Depois, encaixei o paralama traseiro no banco e posicionei os dois sobre o quadro, só pra ver como ia ficar. Notei que o banco, fica posicionado sobre o tanque, e por ele não ter a mesma curva que o banco original da XR, ou seja, ele é mais reto, o banco não fica apoiado no quadro, exceto a parte traseira dele. Isso faz com que o banco flexione e possa quebrar com o peso do piloto sobre ele. Além disso o banco vem com duas aletas metálicas para fixação na parte traseira, um aleta metálica para fixação no centro e um furo na parte da frente também para fixação. Porém apenas o furo da parte da frente bate certinho com um parafuso que tem no tanque. Notei também que o paralama traseiro possui encaixes para o quadro, porém a distâncias entre os dois tubos do quadro, na parte traseira onde vai apoiar o paralama é maior que a distância entre os encaixes do próprio paralama.

Então temos dois problemas. Vamos as soluções:
1) Problema do quadro e paralama traseiro. Possui 2 soluções: cortar o quadro ou entortá-lo. Tentei entortá-lo usando massarico para aquecê-lo, deixando mais flexível, e uma chave inglesa grande para entortá-lo. Percebi que quando aplicava força na chave inglesa, não somente a força era aplicada na parte que eu queria entortar mas também na parte de baixo de quadro. Fiquei com receio de trincar ou quebrar o quadro na parte de baixo.


Por isso resolvi cortar, com uma serra comum, a parte traseira do quadro, mas apenas a parte que não apoiava o paralama. Lixei para tirar as rebarbas.


Posicionei o banco e paralama traseiro encaixados sobre o quadro. Ficou perfeito. Paralama traseiro perfeitamente apoioado no quadro. Primeiro problema resolvido.

2) Problema do banco que não tem apoio e de sua fixação. Primeiramente comprei no site da Trilbos e Trilhas um suporte para fixação do banco. São duas estruturas metálicas para fixar na parte traseira (no paralama) e na parte central (onde tem a aleta na parte central do banco). Porém quando fui fixar essa estrutura metálica na parte central não consegui identificar como essa estrutura fixaria no quadro. Acabei então utilizando ela para fazer um dos apoios do banco, soldado-a no quadro. Além desse apoio é necessário no mínimo mais 1, ficando então dois apoios para o banco soldados no quadro.



Finalizando: para fixar o paralama traseiro, soldei uma chapa metálica no final do quadro. Fiz dois furos nessa chapa. Esses furos são usados para fixar a segunda estrutura metálica citada acima. Essa estrutura também é fixada no paralama traseiro. E o banco também é encaixado no paralama traseiro. Assim, com o tanque fixado, a parte da frente do banco é encaixada num pino sobre o tanque e parte traseira do banco é encaixada no paralama e fixada com dois parafusos também nas laterais do paralama nas duas chapinhas que tem no banco. Por fim, a estrutura metálica fixa o paralama no quadro. Tudo fixado.

Agora os number plates laterais: a furação do number plate quase bateu certinho com o furo original do quadro. Por isso, fiz o seguinte: soldei uma porca de cada lado do quadro para fixar o number plate. Cuidado quando for fixar a porca para não respingar solda no rosca dela. Para evitar esse problema rosqueie um parafuso na porça antes de soldá-la. Assim a rosca da porca ficou protegida. É só marcar o local certinho, e mandar solda nela.

E ai, veja como ficou a moto.

 


 


 


49 comentários:

  1. Usou a torneira de qual moto?
    Pode responder por aqui mesmo :)

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, se não estiver enganado, é o registro da Twister. Eu levei o tanque na loja e testei no próprio balcão. Paguei R$10,00 no registro.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela resposta, o meu era de titan, 11 pila!
    Meti o kitizinho na minha tb!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ficou boa a moto? o Kit ficou bem instalado?
    Manda as fotos dela ai e eu posto no blog (se você quiser, é claro).
    Pode mandar no e-mail altodacolinamt.classificados@gmail.com.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. ficou de boa, meus parabens a honda precisa de vc hehehehehe eu tenho uma CRF 230 ficou a mesminha, so faltou um detalhe q isso é de menos importância, a tampa da bateria, vc conseguiu? vlw...ate mais

    ResponderExcluir
  6. Meu caro, obrigado. A Honda iria além comigo lá. hehehe.
    Sobre a tampa, ainda não fui atrás, mas irei. Alias tem outras coisas que ainda vou fazer nela (carenagem com farol, lanterna led traseira, novos protetores de mão, protetor de motor, protetor de quadro, adaptador para avanço do guidon, acelerador rápido, novo escape e ponteira, e outras coisinhas a mais.
    Valeu pela visita no blog.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, tempo que ninguem posta aqui hehe. Em primeiro lugar um enorme Parabéns pelo ótimo blog, muito interessante e esta me ajudando muito =] gostaria de uma pequena ajuda sua. Você comentou que precisou comprar o kit para adaptação e o kit para encaixe do tanque, https://mxparts1.websiteseguro.com/kit-ferragens-p-transformacao-xr-200-em-crf-230 esse seria o kit? ou tem que comprar esse e mais outro? Agradeço desde ja =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O pessoal tem acesso o blog, mas comentário que é interessante, nada... Agradeço pelo elogio ao blog. A intenção do blog é dividir informações sobre o mundo off-road, claro, com base na minha experiência e de alguns parceiros.
      Sobre o kit para adaptação dos plásticos e banco e o kit para encaixe do tanque, olhei o link que você passou e, conforme a foto, são exatamente os materiais necessários para adaptá-los. Vá em frente. Não é nada complicado fazer. O peso da moto reduz e o posicionamento sobre ele melhora muito. Boa sorte !!!

      Excluir
    2. Valeu por me responder que é esse mesmo que eu preciso =D! Terminando de ajeitar ela, uma parada por causa da semana santa. Assim que eu comprar o kit e começar a adaptação tento postar algumas fotos aqui como resultado. Continue com o blog meu brother, encontrei ele essa semana e agora sempre dou uma passada pra olhar as novidades =] Abraços.

      Excluir
  8. Oia eu de novo xD Meu brother, veja se você consegue tirar umas duvidas minhas: 1Dúvida- O paralama traseiro encaixa no banco, ele precisa de algo mais para prender? 2-O banco encaixa em cima no tanque, no meio e atras?precisa de algo? 3- O tanque precisa prender em baixo com as adaptações e só?tem algo mais necessário para ele fixar?pq vendo suas fotos, junto ao quadro tem tipo uma placa entre ele e o quadro.E a ultima-- Considerando a Aba lateral como um triangulo....a ponta de cima encaixa no paralama traseiro, uma de baixo faz aquela pequena placa para fixar no quadro e a outra que fica perto do tanque fixa com algo ou ela fica ''solta''? Desculpa pela metralha de perguntas xD qualquer ajuda ja serve =D Vlw! (Obs:Não comprei aquele kit adptador,to indo fazer essas pequenas peças.)

    ResponderExcluir
  9. Oda, vamos lá as respostas:
    1) Sim, o paralama traseiro precisa de algo mais para prender. Naquele kit de adaptação tem uma peça que fixa no paralama e na parte traseira do quadro. É assim: fixa o tanque. Pega essa peça e fixa no paralama. Pega o banco e encaixa no paralama. Dai você vai ter uma peça só: Banco e Paralama. Pega esse conjunto e encaixa no tanque (um pino que tem no tanque). Daí é só fixar essa peça do kit de apadtação na parte de trás do quadro. Realmente está faltando essa foto.
    2) O banco se encaixe no tanque. No tanque há um pino (parafuso com espaçador/arruela) e no banco há uma abertura. Esses dois se encaixam. Apenas isso. Uma vez fixado o tanque no quadro e o paralama no quadro, basta encaixar esse pino do tanque na abertura do banco para que ele ficar totalmente preso. Na 4a foto é possível ver esse pino que estou falando.
    3)Sim, o tanque é fixo com as adaptações e só. Não é necessário mais nada. Ele também se encaixa perfeitamento no quadro, ficando bem firme. Porém, após fixado o tanque, se você puxar ele para cima, do lado que não é fixado, ele vai girar um pouco. Esse giro é necessário exatamente para você poder encaixar o pino do tanque na abertura do banco. Essa placa entre ele e o quadro é necessário fazer. A roupa da CRF e o kit de adaptações não é completo. Você deverá montar todo ele e notará que o banco fica sem apoio. Se você subir no banco ele vai dobrar e se pular em cima dele pode até quebrar. Por isso é necessário colocar a roupa na moto e ver essa distancia que fica entre a base do banco e o quadro. Aí é só cortar uma chapa de aço nessa medida, dobra e fixar no quadro. No meu caso eu soldei. Foto 8.
    Ultima) É interessante posicionar a roupa na moto sem fixar nada e marcar as posições, pois a parte de baixo da aba lateral tem um furo que bate certinho com a porca rosqueada que já tem no quadro para fixar a aba original. Porém como disse, é necessário marcar certinho a posição. No meu caso, navegante de primeira viagem, não havia notado isso. Ai o furo ficou do lado da porca, e não centralizado. Acabei então soldando uma outra porca no quadro. Ficou perfeito. E sobre a outra ponta que fica perto do tanque ela fica "solta". Na verdade ela se encaixa por debaixo da aba do tanque.
    Sobre o kit de adaptação, é possível fazer, mas recomendo comprá-lo, principalmente a parte que fixa o banco no quadro, pois tem coxin, espaçador, etc. Fica perfeito.
    Espero que tenha ajudado. Se precisar de mais algo é só perguntar.
    Aproveitando, você é da onde?
    E continue visitando o blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Fabricio, sem palavras meu caro para te agradecer. Suas respostas estão me ajudando muitoo =D Sou da Bahia, Salvador =] eu e uns amigos estamos começando a fazer trilhas =D breve vamos começar a viajar e quem sabe fazer uma dessas ai no seu post mais recente xD A moto ta demorando um pouco porque com o trabalho fico sem tempo de trabalhar nela >.<' mas brevee te mando fotos de como ficou e tudo graças ao seu blog =D Valeu abraços =]

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Fabrício tudo bem? Tempo que não venho aqui postar nada, mas não deixo de ver os posts ^^. Meu amigo, estou montando e tive uma certa dificuldade. A peça que encaixa em baixo do banco ela é parafusada no quadro ou soldada? Eu vi nas suas fotos ai que você soldou, é assim msm? Sobre a tal placa entre o tanque e o quadro que você falou que é necessário fazer, tem problema em não te-la? Responde quando puder, vlw =]

    ResponderExcluir
  12. Ah, esqueci de perguntar, qual protetor vc usou pra tampar a bateria? =]

    ResponderExcluir
  13. Meu caro, Essa peça deveria ser parafusada. Mas a posição que ela ficaria não faria um apoio bom para o banco. Por isso desloquei ela um pouco para uma posição que o banco ficasse bem "sentado", e por isso tive que soldá-la. Sobre a placa (ou chapa de metal), trata-se do 2a. apoio do banco. Com apenas a 1a., que citei acima, o banco ainda pode dobrar um pouco quando aplicado peso nele. Note que na 8a. foto é possível ver as duas chapas soldadas no quadro.
    A tampa da bateria usei original da CRF 230 (R$12,00), mas prendi ela com abraçadeiras plásicas.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns amigo ficou filé... veja a minha com kit gráfico NoFear: http://www.youtube.com/watch?v=owUZwupHQF8

    ResponderExcluir
  15. to comprando uma xr 200 com suspenção de tornado, roda trazeira de bros, que pega o transmissão de crf, e motor mexido só feito com peças da crf, depois eu vou comprar o kit e instalas, valeu pela ajuda...

    ResponderExcluir
  16. Ola Bom dia meu nome e rodrigo gostaria que vc manda se possivel as medias das chapas para nos fazermos uma pora qui grato este eo link das chapinhas: http://www.gilimoto.com.br/image/cache/data/suporte/kit%20ferragenscrf%20230%20site.-1000x1000.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Cassiano, não tenho as medidas. Na verdade as chapinhas eu cortei e dobrei na hora mesmo. Não houve antes um trabalho de design, mas sim execução diretamente, tipo protótipo. Felizmente seu certo.

      Excluir
  17. Bom dia comprei a pouco o kit de adaptação e o kit crf 230 da circuito, porem tive alguns problemas ao tentar instalar, o 1 foi o tanque que nao sei se ficou na posição correta ( a frente do tanque ficou mais baixa que a parte de tras que possui a torneira, sera que acumulara gasolina?) Quais peças exatamente (ruelas e porcas) voce usou na ferragem do tanque?
    2 ao em que ponto exatamente voce fez o corte da traseira da moto? Notei que se cortar muito o escapamento nao ter onde encaixar! Voce poderia enviar fotos em que de pra ver as peças mais nitidamente e quais parafusos foram usados? Se for possivel ta ai meu email! Eduardo_matssssoni@hotmail.com, se possivel responder para meu email (ao menos avisando que respondeu no blog agradeceria muito! E me desculpe pela chuva de duvidas mas estou quase desistindo da instalação! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. É normal essa inclinação do tanque. O bico dele, na parte de debaixo, ficam mesmo um pouco abaixo do nível do registro de gasolina. Mas não é de se preocupar. É assim mesmo e nunca tive problema com isso. O tanque está fixado apenas pela parte da frente. São duas chapinhas (uma de cada lado) com dois parafusos cada uma, que é fixada no tanque. Dessa chapinha é fixado um kit adaptador (comprado so site da Gilli) que é fixado no quadro da moto (na 7a. foto você consegue visualizá-la).
      Sobre o corte do quadro, na mesma 7a. foto, você consegue ver. O corte foi feito a uns 4cm depois de um furo passante que tem no quadro. É nesse furo que eu fixo a braçadeira da ponteira. Para fixá-la usei um parafuso de comprimento grande o suficiente para atravessar a braçadeira e o próprio quadro, e uma porca.
      Não desisti não, Parece complicado, mas não é. Com um pouquinho de noção de mecânica, você fixa esse kit numa boa. E o resultado, estético e funcional, vale muuuuuito a pena.
      Quando eu desmontar a moto de novo para limpá-la, vou tirar mais algumas fotos com esses detalhes e coloco aqui no blog.
      Abraço e boa sorte.

      Excluir
  18. Eu possuo esse kit da gili! Porem veio varias arruelas! Sabe dizer quantas sao necessarias? No meu as ferragens do tanque ficam envergados e normal? No caso do escape eu perderei o encaixe do escape e usarei abraçadeiras para segura-lo? E o fato do tanque encostar na bengala quando faço a curva como resolvo?
    -

    ResponderExcluir
  19. Meu caro, eu vou tirar algumas fotos no detalhe e mando pra vc. Mais fácil.

    ResponderExcluir
  20. Ta ok! Agradeço e desculpe o incomodo!

    ResponderExcluir
  21. amigo a minha esta com a trazeira mto alta, o banco inclinado oq eu faço?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, a minha ficou com a traseira um pouco baixa. Isso está relacionado a várias coisas: posição do tanque e apoios do banco. Infelizmente não foram desenvolvidos os apoios corretamente. Fica então na dependência de como cada um está preparando os apoios. Eu também nāo tenho um projeto feito. Fiz tudo na raça. Tentativa e erro. Desculpe por não conseguir ajudar.

      Excluir
  22. valeu maluco, tbm vou instalar o kit na minha xr 200! Consegui tirar varias duvidas com suas explicaçoes e fotos!

    ResponderExcluir
  23. Meus parabens amigo, ficou muito boa. Tira uma duvida minha, se eu comprar so a rabeta e as carenagens laterais (part numbers) do kit, sera que da pra adaptar?? abraço

    ResponderExcluir
  24. Respostas
    1. Boa tarde meu. Eu comprei o kit completo (plasticos, banco e tanque) na Tribos e Trilhas (procure na internet), mas não sei as marca do tanque. Acredito que seja Gilli. Os plásticos são pro torque.

      Excluir
  25. Oi estou colocando a rabeta da crf na minha porem fico em duvida em questao ao banco...nao sei se mantenho o original ou se compro um mais fino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande diferença está exatamente no banco da CRF. Ele é mais fino e reto. Melhora muito o posicionamento na moto proporcionando melhor pilotagem. Mas para usar esse banco é necessário também colocar o tanque da CRF

      Excluir
    2. A grande diferença está exatamente no banco da CRF. Ele é mais fino e reto. Melhora muito o posicionamento na moto proporcionando melhor pilotagem. Mas para usar esse banco é necessário também colocar o tanque da CRF

      Excluir
  26. Como faço para tampa a bateria do lado direito, reparei q vc tbem nao colocou um suporte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, realmente nao coloquei suporte. Eu simplesmente fiz 3 pequenos furos na tampa e fixei ela no quadro com bracadeira plástica (gambiarra, mas ficou legal)

      Excluir
    2. Meu caro, realmente nao coloquei suporte. Eu simplesmente fiz 3 pequenos furos na tampa e fixei ela no quadro com bracadeira plástica (gambiarra, mas ficou legal)

      Excluir
  27. Pessoal aguem pode me ajudar com um mecanico que faça essa transformação em uma tornado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, infelizmente não conheço um mecânico para isso.

      Excluir
    2. Meu caro, infelizmente não conheço um mecânico para isso.

      Excluir
    3. Acabei eu mesmo comprando uma maquina de solda e fazendo a transformação da minha, ficou 10, pena que não consigo colocar uma foto aqui!

      valeu Fabricio!!!!

      Excluir
  28. amigo qual moto fica melhor para colocar o kit da crf-230 a nx-200 ou xr-200

    ResponderExcluir
  29. Cara parabéns pelo blog, tem muitos vídeos de caras mostrando a moto pronta, mas só você mostrou o processo. Estou com o kit em casa e antes de tentar montar e estragar o quadro pesquisei, e a sua ficou top!

    ResponderExcluir
  30. irmão como vc fez para soldar a adaptação do tanque e banco? tem fotos detalhadas!! se tiver manda ai no meu zap por favor!!. comprei um kit e nao tou sabendo os locais de adaptação!!

    zap (75) 99288-1116

    ResponderExcluir